Cardápio: queijos, vinhos e otras cositas más

12 de jul de 2011

às 07:53

Assim como a Joanna, eu também acho muito legal chamar os amigos para uma reuniãozinha em casa. E já que a Juliana Póvoa levantou o assunto lá nos emails do grupo, resolvi fazer um post sobre a sugestão de cardápio que eu dei pra ela: queijos, vinhos e otras cositas más.



Eu me mudei para cá há um mês e só esta semana é que vamos receber nosso tão esperado sofá. Agora sim vamos poder receber o pessoal lá em casa e fazer um Open House, semelhante ao da Gabi. Nossa idéia é fazer uma noite de queijos e vinhos (mas que também inclui "porcaritos", pães e patês, pão de queijo, mini pizzas, etc....)

Então resolvi montar este post com dicas simples que encontrei para podermos fazer uma noite de queijos e vinhos muito legal! Na pesquisa, acabei descobrindo que o queijo, ao contrário do que eu pensava, é um dos alimentos mais complicados de ser combinado! Isso mesmo! Achei esta matéria aqui e que colo alguns trechos mais interessantes pra vocês:

A Mesa
O primeiro passo é escolher ao menos 5 tipos diferentes de queijo, que devem ir do suave ao mais picante. Acomode-os em bandejas por toda a mesa, sem entretanto cortá-los ou fatiá-los. Disponibilize pratos, garfos e facas de sobremesa. Como sugestão para as variedades, você poderia compor sua mesa com:
15% de queijos de mofo branco, como o Camembert, o Brie e o Chamois D'Or.
15% de queijos de mofo azul, como o Gorgonzola, o Chamois Bleu, o Crem'Azur e o Roquefort.
20% de queijos tipo suíços, como o Gruyère, o Fol Epi e o Maasdamer.
25% de queijos suaves, como o Gouda, o Itálico, o Saint Paulin, o Lou Palou e o Emmenthal.
15% de queijos de sabor forte, como o Port Salut, o Parmesão, o Chavroux, o Provolone, o Cheddar e o Limberger.
10% de queijos cremosos com sabores especiais, como o Rambol nas versões Saumon, Fines Herbes, Provençale, Noix e Poivre Vert.
Coloque os queijos sobre tábuas ou suportes de madeira e cada uma com sua faca, para não confundir aromas e sabores. Mozarela, queijo prato e queijo de minas não são elegantes para festas que são de tábuas de queijo e vinhos, Queijos fortes como provolone e parmesão inibem o sabor dos vinhos.

Sobre os pãezinhos, é legal que seja feita uma mesa com pães pequenos e diferentes (tipo italiano, alemão, francês, centeio, com nozes), sempre inteiros, e umas iguarias picantes, como alho, pimenta, cebola e manteigas com ingredientes do tipo anchovas e até caviar. Galheteiros com páprica, cominho e pó de alho também são bem-vindos.



As quantidades:

Pelo que li, é legal calcular 150g por convidada e 200g por convidado. Quanto às previsões para as bebidas, a coisa não é tão fácil! O cálculo aproximado é de  meia garrafa por pessoa, com uma reserva de uma garrafa para cada 8, 10 convidados. Bebida é sempre tão difícil de calcular! O bom mesmo é não faltar nada na recepção e o excesso anote para comprar menos na próxima.



Boa sorte na sua noite de queijos e vinhos e aproveite! Depois conte pra gente como foi!

Fotos: StockXchng

Compartilhe: Tweet This ! Share On Facebook !
Curta:

4 comentários:

  1. Nossa, estas fotos antes do almoço, é sacanagem! hahaha

    ResponderExcluir
  2. Massas que honra!!! Ameeeei o post e na sexta vou colocar todas as dicas em prática!!! E por isso, e mto, eu digo: esse site/grupo é boooooom demais!!!!

    ResponderExcluir
  3. O meu queijo prfeiredo e9 o Gran Formaggio produzido pela Rasip. Ne3o apenas pelo fato de a fazenda do seu Raul Antonio Randon ficar em Muitos Capf5es, onde este1 o sedtio da minha me3e, mas por trata-se de um queijo de f3tima qualidade.Lembro-me da primeira vez que provei, foi na Casa do Pe3o e Vinho, em Caxias do Sul. Esse restaurante ficava perto do jornal e uma noite fui le1 com um grupo de amigos. Semanas mais tarde, comi novamente em um restaurante no Iguatemi de Caxias, tambe9m com perfil italiano. Pouco antes de ir para a Alemanha, comprei um pedae7o para ficar com uma boa lembrane7a. Sf3 voltei a comer o queijo muitos anos depois, quando je1 conhecia o Claudio. Queria mostrar a ele o que3o bom era o queijo do seu Randon. Desde ente3o, nunca mais deixamos de tea-lo em casa.Gosto tambe9m de brie quando combinado com gele9ias. Fica muito bom.Emental fica bom com cahorro-quente.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Sempre Noiva © Copyright 2012
Design por Delikka