Gente Miúda | Shantala – Um Ato de Amor

19 de jul de 2011

às 10:30


Com certeza vocês já ouviram falar na técnica de massagens indiana, conhecida como Shantala, certo? Muito se ouve falar, eu por exemplo, sou questionada desde a gravidez sobre as tais técnicas e se eu iria fazer nos meus filhos. Acontece que eu nunca pesquisei a fundo isso, mal vi uma ou duas fotos da função toda e já parava (preguiça mode: on). Como na semana passada deu a doida nos meus peixinhos (são do signo de peixes) e estavam super agitados, resolvi conhecer, e olha, nem é tão complicado quanto parece. O vínculo mãe-filho aumenta mais ainda e relaxa tanto a mãe quanto os bebês.

Para aplicar a técnica, é necessário que o bebê não esteja com fome, muito sono e não tenha mamado a pouco tempo. O local deve ser silencioso e com temperatura agradável. No frio, é bom que se use um aquecedor de ambientes.

Quer um passo-a-passo? Não vou colocar os mínimos detalhes, pro texto não ficar cansativo demais, aqui vai uma breve explicação de como fazer (As fotos abaixo são minhas, fazendo a massagem nos meus bebês, alternando fotos do Pedro e do Lucca.)

Parece super complicado, mas é simples. A explicação fica comprida e talvez até chata. Mas essa massagem deu um resultado tão, mas tão bom nos meus meninos, que me senti na obrigação de passar pra vocês. Tentei fazer bastante fotos, pra que elas pudessem ser o mais auto-explicativas possível!

Antes de qualquer coisa, aqueça as mãos em água morna. Para a massagem, é necessário somente óleo vegetal puro.  Cada movimento deve ser repetido de 3 a 10 vezes.



Deslize as mãos espalmadas do centro do peito do bebê para as axilas e do centro do peito para os ombros, com as mãos em X, deslize uma mão do peito para o ombro esquerdo e a outra do peito para o ombro direito,



envolva o braço do bebê com a mão, formando um bracelete, e vá do ombro em direção ao punho, deslize toda a mão pela mão do bebê, segure cada dedinho, do polegar ao mindinho, fazendo uma massagem na ponta de cada um.



Com as mãos em concha, escorregue a lateral externa das mãos desde a base das costelas até o quadril, Segure as perninhas para o alto e use o antebraço para deslizar da costela ao quadril do bebê, Envolva a perna do bebê com a mão e vá desde a virilha até o tornozelo, alternando as mãos, Com as duas mãos, faça um movimento giratório, de vai-e-vem, desde a virilha até o tornozelo, ficando um pouco mais no tornozelo para estimular a circulação, Movimente seus polegares do centro do pezinho do bebê aos dedinhos, Segure cada dedo, começando sempre pelo polegar, e massageie a pontinha de cada um deles, vire o bebê e mantenha as duas mãos espalmadas e faça movimentos de vai-e-vem, descendo da nuca ao bumbum e depois subindo.



Junte os dedos no centro da testa do bebê e faça um semicírculo, contornando cada olho. Volte para o centro da testa e faça outro semicírculo, indo em direção às maçãs do rosto e depois, indo até o queixo. Com os polegares, suba desde a base do nariz até o centro da testa e volte, fazendo um movimento de vai-e-vem, segure as mãos do bebê, abra seus bracinhos e depois feche, cruze as perninhas do bebê e leve-as em direção à barriga. O banho de imersão, em água morna, com apenas o rostinho e os ouvidos do bebê de fora, elimina as tensões que ainda possam existir no corpo dele e retira o excesso de óleo. Segure-o por baixo e deixe-o flutuar por entre cinco e dez minutos.

Confesso que, no meu caso, tenho que fazer tudo duas vezes, já que tenho dois bebês. Então não os deixei nem 5 minutos parados no banho. Dei um banho como sempre dei. Já que minha coluna não permitiria mais do que isso!

Fonte do passo-a-passo: Bebe.com.br

Imagens: Arquivo Pessoal

Compartilhe: Tweet This ! Share On Facebook !
Curta:

5 comentários:

  1. aposto que daqui alguns anos, quando eles verem estas fotos, vão te xingar auhhauhuahuahua ficar mostrando o PIPI deles em rede mundial ahuhuahuahuahua

    mas adorei a massagem. quero também! :D hahahaha

    ResponderExcluir
  2. Meus tatatinhos lindosssss e muito comportados. Vão ser modelos assim. A Tatá aqui terá que fazer treinamento de delicadeza pra não entortar o babys que está chegando na hora de fazer a shantala hahahah.

    ResponderExcluir
  3. Pensei o mesmo que a Aline!! kkkkkk...tô imaginando eles com 14 anos reclamando que a mamãe mostrou o pipiu deles na internet!!! rsrsrs

    Ficaram liiiindas as fotos e a reportagem também. Tudo de muito bom gosto!

    Parabéns mesmo!!!

    ResponderExcluir
  4. Ameeeiiii!!!!
    Vi esses tempo no programa da Angélica ela ensinando tudo, quem quiser deve ter o vídeo na internet!!
    Eles estão cada vez mais lindo Bru!!

    Bjos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Sempre Noiva © Copyright 2012
Design por Delikka