Sempre Solteiro| Pra não dizer que não falei de Flores

15 de jul de 2011

às 04:40




Porque as pessoas mandam flores? E os buques?

Vejam bem, reza a lenda que a história de flores como presente é um pouco nojenta. Acontece que, na idade média, banho não era uma coisa muito comum. As mulheres carregavam buques de flores nos casamentos, para disfarçar o mau cheiro. Pelo mesmo motivo, cheiro (ou fedor), criou-se o costume de flores em velórios. Parece lógico né?

Aliás, a história dos buques na idade média é bem interessante. No período da Idade Média as noivas faziam o trajeto a pé para a igreja. No caminho, recebiam flores, ervas e temperos para lhe trazerem sorte e felicidade, e, essencialmente, melhorar o cheiro.

É uma boa (e inovadora?) dica para as noivas de hoje. Que tal entrar na igreja recebendo uma flor de cada pessoa (ta, só algumas, pré-selecionadas) e formar o buque com a última flor sendo entregue pelo marido? Pensem nisso.

Lá pelo século XIX, no período Vitoriano, não era legal declarar abertamente seus sentimentos. Daí algum florista marketeiro criou uma maneira de falar sem dizer nenhuma palavra, através das flores. Atribuiu um significado para cada flor e, tchanan... os buquês bombaram. No leste europeu também virou costume colocar açúcar no buque das noivas, pra ver se o temperamento das moças ficava “doce” durante o casamento. #FICADICA pros noivos.

Com a história manifestar as intenções através de flores, elas foram sendo cada vez mais relacionadas aos sentimentos, e, consequentemente, ao casamento. Não existe casamento sem flores. E não existe mulher que não queira casar. Elas até disfarçam, mas todas querem.

Daí fazemos o link. Flores acionam, mesmo que no subconsciente, lá no fundo, o sentimento de “compromisso”, “casamento” nas mulheres. Dar flores é uma maneira de demonstrar que nós, homens, estamos dispostos a isso.

A propósito: É legal conhecer o significado das flores, pra não cometer gafes. Por exemplo, vocês sabiam que Rosas amarelas significam infidelidade? Alto risco.

Compartilhe: Tweet This ! Share On Facebook !
Curta:

11 comentários:

  1. Janaína Galimberti Stange15 de julho de 2011 06:26

    Sempre Inspirador! A idéia de formar o buquê na Igreja é simplesmente Ótima!

    ResponderExcluir
  2. ameeeeeeeeeeeeei a idéia! quem vai ser a primeira a adotar??

    ResponderExcluir
  3. bá, curti essa idéia! acho que vou adotar mesmo, se o meu buque de broches não der certo...

    bjss

    ResponderExcluir
  4. Flores são clássicas.

    E o principal: não foram banalizadas pela gurizada nova.

    Mas a guria tem que merecer. Muito.

    ResponderExcluir
  5. Ai ai, flores, assunto meio polêmico e um presente chato.

    Eu ate acho válido flores como presente em um dia qualquer, tipo, do nada, pra surpreender e tal, agora não me venham dar flores de aniversário, por exemplo. Ou pior, no bar, daí chega aquele vendedor e o cara acha q vai agradar comprando flores. ISSO NÃO!!!!

    O cara q fica dando flores no lugar de qqr outro presente é por quê não conhece a guria e tem medo de errar, aí vai no óbvio, as flores, o presente dos preguiçosos.

    Tudo bem q dizem q as mulheres adoram receber as flores e tudo o mais, mas duvido que ela ache legal ganhar isso no aniversário, no dia das mães, no dia da mulher, etc...

    E mesmo que o cara faça certo, seja de vez em quando e em nenhuma data especial, presta atenção na flor que tu vai comprar, como muito bem grifado pelo Nilton, tu pode acabar cometendo uma gafe sem tamanho.

    Era isso, até a próxima semana.

    o/

    ResponderExcluir
  6. Claudia Saueressig15 de julho de 2011 11:56

    Mas tu estudou heim amigo!!! E tu sabias que as flores/plantinhas do estilo sementes remetem a fertilidade??
    A ideia do buque é ótima...... preparem-se cerimoniais.....
    Bjks

    ResponderExcluir
  7. Flores, que mulher não gosta de ganha-las?
    É sempre uma forma de apreciar a pessoa amada!!
    E se pensarmos bem, é coerente a tradição!!
    Parabéns pelo texto Nilton, sempre uma ótima leitura!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Uma flor no momento certo vale mais que 1000 buques.

    E rosa é meio ultrapassadinho né?! Só é legal pra meninas de 15 anos.

    ResponderExcluir
  9. Bah! muito bom o texto de hoje! :)
    boa pesquisa sr. Nilton! hehe

    ResponderExcluir
  10. Oi Luana, ficamos muito feezils com a visita e mais ainda com o comente1rio. A ide9ia da entrevista e9 muito boa. Voce toca em alguma banda ou tem alguma atividade ligada ao rock da cidade? o que acha de ser entrevistada?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Sempre Noiva © Copyright 2012
Design por Delikka