Sempre Solteiro | #pracasar

29 de jul de 2011

às 04:30





Uma das coisas que mais ouço por aí é que ta faltando homem no mercado. E principalmente homem a fim de compromisso sério. Pois eis que, lá pela metade do ano passado, uma campanha começou a ganhar força no Twitter e chamar atenção aqui na província.

Um jovem rapaz, abordando as mais diversas moças no microblog, alegava ser um sujeito #pracasar. Era batata: qualquer assunto era motivo para uma intervenção cheia de galanteios e de marketing em causa própria, como ele mesmo adora definir. Essa era a dinâmica de tal campanha.

Marcos Graciani, esse jornalista quase enólogo, morador do Bom Fim, em Porto Alegre, sincero e puro de coração, bonito, educado, trilíngue (como ele mesmo se descreve), mais parecia uma metralhadora giratória, atirando para todos os lados. Sempre focado, buscando uma candidata a esposa.



A campanha ganhou corpo, e os 140 caracteres não eram mais suficientes. Muitos sentimentos, muitas qualidades a serem expostas, muitas histórias a serem contadas. Nasceu então, em novembro de 2010, o blog http://campanhapracasar.blogspot.com/. Lá, conhecemos um pouco mais das aspirações desse Don Juan do século 21.

Muitas gurias foram cortejadas, algumas rejeitaram, outras ignoraram, poucas retribuíram. E a campanha foi perdendo força. Aparentemente, nosso herói foi perdendo fôlego, desiludido com o resultado não tão ideal para a empreitada. Poucas semanas atrás, nosso amigo galã anunciou no Twitter o fim da campanha, dizendo bandear-se agora para o lado negro da força - o dos homens canalhas.

Essa história diferente me motivou a “entrevistar” (aspas porque não sou jornalista e não tenho ideia de como se faz uma entrevista) o rapaz, e tentar entender um pouco mais o que aconteceu.

Abaixo, os trechos mais relevantes da nossa conversa:

SS – Marcos, antes de começarmos a falar da campanha em si, conte-nos um pouco mais de ti. É verdade que tu estudaste num Seminário de Padres?

MG – Exato. Estudei três anos em um seminário, mas ali é apenas um funil para quem quer seguir o sacerdócio - que não foi meu caso. Não cheguei a fazer os estudos superiores, pois notei que o jornalismo era minha verdadeira vocação. Depois fiz Famecos por quatro anos para então, logo que deixei a faculdade, começar a trabalhar. Me descrever? Além de bonito, educado, trilingue, etc e tal? Afinal, que tudo isto daí não amolece mais os corações das mulheres, mas vejamos o que mais posso dizer. Ah, sim, agora digamos que sou como você e todos os nossos pares: voltei ao terreno dos homens, pois resolvi ser igual a todos eles já que se diferenciar não faz diferença alguma hoje em dia para as mulheres.

SS – Marcos, o que te levou a começar a campanha #pracasar?

MG – Até então com muito pouco tempo disponível, nada melhor do que usar as redes sociais para se fazer conhecido, ora bolas. Hoje, com tempo disponível, não tem mais razão para fazer isto.

SS – O blog começou em novembro de 2010. E no Twitter, quando começou a campanha?

MG – O Twitter foi, na verdade, o embrião do Blog. A hashtag #pracasar surgiu no microblog e, então, surgiu a ideia do Blog. Como em um post não se dá de fazer marketing em causa própria com profundidade, resolvi criar um espaço para que o produto fosse melhor observado.

SS – Como tu escolhias as meninas a serem abordadas? Usas alguma ferramenta/aplicativo especial no twitter pra pesquisar meninas ou expressões específicas?

MG – Ferramenta especial para abordar gurias? Tu estás louco? Tu levas o iPhone em uma festa com um aplicativo para saber qual guria tem mais chances contigo? ;) Brincadeiras à parte, óbvio que não usava nenhuma ferramenta. O único funil era a beleza da guria - do rosto principalmente. Se trata do velho e bom feeling que nós, homens, temos (e elas, mulheres, o têm mais ainda). Era só o coração que falava nestes momentos.

SS – Do início ao final da campanha, tu sempre acreditou na real possibilidade dela gerar frutos?

MG – Claro. Tu aproveitarias teu tempo em algo que não acreditasse?

SS – Brasília é logo ali, isso a gente sabe. Mas e a guria aquela, que fim levou? (pros que não acompanhavam a campanha no twitter: Marcos se apaixonou por uma menina de Brasília, que conheceu no microblog. Passou meses dedicando seus tuites à moça, chegou a descobrir seu endereço em Brasília e mandou flores/chocolates para a pretendente)

MG – Digamos que ela ainda é um resquício da antiga campanha. Eu continuo a seguindo, mas já levei dois unfollows dela. Mas acho que, naturalmente, ela continua a visitar meu perfil no Twitter. Eu nunca deixei de falar com ela. Acho que foi injustiçado, pois ela nunca me deu uma chance de me dar a conhecer - e na via oposta, ela também não se abria. Ela continua lá. Eu continuo aqui. Brasília é logo ali. Vai que...

SS – Depois da guria de Brasília, acompanhamos a paixão pela amiga virtual moradora de Rio Grande. A quantas anda?

MG – A virtual moradora de Rio Grande, na verdade, mora em Porto Alegre. Continuamos conversando muito - mas ela ainda está resolvendo uma antiga paixão paulista, pelo menos é o que ela me conta. Vai saber. Já vai algum tempo que ela voltou (#ahelavoltou), mas ainda está enrolada com a tal paixão. Diz a voz da experiência que mulher demora a desapegar de uma paixão. Deve ser isto. Eu aprendi que a gente tem de trocar o pneu rapidamente como já bem afirmei em um dos textos do meu encostado Blog Pra Casar.

SS – E do teu jardim paulista não vem nada?

MG - Olha, continuo tentando, afinal, as paulistas estão sempre no topo. Em contrapartida, elas adoram os gaúchos. Vai que...

SS – E aquela história de Floripa?

MG – Ali também tem pretendentes. Uma em especial, claro. Um dos resquícios da campanha que ainda permanecem é que a tal de distância inexiste. Ainda mais para um #ratodeaeroporto como eu ;)

SS – Quais tuas maiores referências, masculinas ou não, pra essa campanha?

MG - Eu, claro. Ainda que agora eu seja como todos vocês, a essência permanece. O último romântico está lá escondido, mas sempre aparece. Não é por nada que tenho algumas recaídas de vez em quando.

SS – Qual o fato mais engraçado que a campanha já te causou?

MG – O fato das gurias - que têm namorado - darem trela pra ti só para depois dar RT para fazer ciúme para o par. Várias fizeram isto. Nem uma, nem duas, mas várias. Ou mesmo guria que trovava, trovava e depois dava a entender para o par que, se ele não mudasse, tinha outro pretendente na fila. Pois é, amigos, mulheres meigas e puras não existem mais!!!!

SS - É verdade que a campanha chegou ao fim? Por quê?

MG – Claro. Pelo mesmo motivo que deu fruto para ela nascer, na verdade. Passei a crer que não adiantava de nada ser o melhor homem do mundo (ainda que falte um pouco de beleza, vá lá). Também por pressão de amigos que afirmavam que o casamento está em baixa, etc e tal. Digamos que a tal campanha, como ensina o bom e velho marketing, virou de lado. Obviamente, já há saudosos que imploram pela volta dela.

SS – Como o Graciani descreve a mulher ideal pra casar?

MG – Hoje sendo mulher já está bom (oh, wait...). Antes eu era muito criterioso, mas um amigão meu tem me mostrado que a gente deve baixar um pouco o nível e estou reparando em detalhes que antes não via porquê fazê-lo.

SS – Quanto tempo durou seu último relacionamento? E quando foi?

MG: Ainda estou em busca do primeiro relacionamento sério.

SS – Ao longo da campanha, vimos tu dizer que prefere loiras. Depois, morenas. Afinal, qual tua preferência?

MG – Mulher!

SS – Tu tens alguma estimativa de quantas gurias foram abordadas na campanha? E quantas foram “paixões virtuais”?

MG – Na campanha eu elegia a qualidade (beleza, etc e tal). Por esta razão eu não contava quantas foram (ainda que eu tenha feito no blog o tal texto da lista telefônica). Hoje, naturalmente, como todos vocês, homens, passei a afirmar que o importante é a quantidade.

SS – Como será o Graciani casado?

MG – Nem quero pensar. Prefiro o Graciani solteiro de hoje!

SS – Esse é um blog de noivas, que fala sobre casamento – festa/cerimônia. Tu já pensou nesses itens? Se sim, onde tu faria a festa? Casaria no civil e religioso?

MG – Hoje isto não está em meus planos. Portanto, não percamos tempo com o assunto.

SS - Tem um ótimo texto no teu blog, que fala sobre como tu “perdeu a virgindade”. Só no final do texto fica claro que é o BV, a virgindade da boca. Como foi, se é que já foi, a perda da virgindade sexual?

MG - Uma decepção. Eu esperava bem mais. Mas, quem sabe, conto tudinho quando o Blog voltar. Ou, quem sabe, este pode ser um bom tema para o texto de estreia do Blog Pra Ficar ;)

SS – Deixe um recado pra todos os fãs da campanha e pras possíveis candidatas que tenham se interessado:

MG – Que não percam tempo e marquem logo um jantar, um happy hour comigo. Afinal, a cada dia estou ficando mais distante daquilo que chamam de "último romântico". E olha que o retorno parece ser maior do que toda a campanha. Pois é, como as mulheres mudaram. Nada mais natural, portanto, que se adaptar aos novos tempos para sobreviver à selvageria do egoísmo humano.

Bom, como podemos ver, nosso amigo perdeu-se em um pessimismo apocalíptico. Com isso em vista, usuários do Twitter se mobilizaram em um apelo para a volta da campanha. Veja o vídeo:

[yframe url='http://www.youtube.com/watch?v=RKfix3SqK5g']

Todas as pessoas que aparecem nesse vídeo são voluntárias e manifestaram seu apoio à campanha #pracasar.

Ajude você também! Divulgue este texto, este vídeo, o blog do Graciani, vamos colocar #pracasar nos Trending Topics!

Apóie a campanha personalizando seu avatar: http://migre.me/5mYL3

Volta campanha #pracasar!

*Colaboraram para este texto @grabauskafer, @jossiano e todas as queridas que aparecem no vídeo!

Compartilhe: Tweet This ! Share On Facebook !
Curta:

24 comentários:

  1. Tá faltando homem no mercado sim! Ou pelo menos, não sei em qual mercado os bons se enfiaram!!

    Quanto ao teu texto, ótimo mais uma vez!
    E Graciani, não desiste não... não vira canalha... aprendam uma coisa, mulher NÃO GOSTA de homem canalha! Isso é uma desculpa que vocês usam pra o ser!

    Eu pelo menos, não gosto!

    Beijoca!

    ResponderExcluir
  2. Adorei!!
    E Graciani, não caia na besteira de mudar! O que faltou pro sucesso total da campanha foi mulher que esteja preparada pra ser bem tratada e encarar um relacionamento sério. Culpa, provavelmente, de tantos canalhas que já estiveram na vida dela! Te apresento umas pra casar, se quiser! hahaha
    E Nilton, tá ficando chato dizer que o texto tá ótimo! Parabéns, de novo!
    ahhh, adorei ser mais uma voluntária desesperada pelo retorno do #pracasar.. Espero sinceramente que funcione!!

    ResponderExcluir
  3. Graciani, não desisti !!!

    ResponderExcluir
  4. Buenas, eu já convivo diariamente com o Graciani há oito anos aqui na redação da Amanhã. É um cara meio maluco pra algumas coisas – a começar pelo lançamento da campanha #pracasar – mas, sinceramente, ele é uma das pessoas mais PURAS que eu já conheci na minha vida. É incrível, mas eu juro que nunca vi um pingo de maldade no Graciani. Chega a ser irritante o quanto o cara é BOM com os outros, inclusive com aqueles que não merecem.

    A campanha #pracasar é engraçada porque coloca em evidência um cara que parece ser um "personagem fictício", de tão inusitado. Mas que, na verdade, não tem nada de falso.

    Tá certo que, na vida real, o Graciani jamais ousaria um autoelogio como os que ele costumava publicar no blog Pra Casar. Mas, de resto, sou testemunha de tudo aquilo que está lá no blog. Tenho certeza de que a "futura namorada", seja ela quem for, realmente será colocada em um "pedestal", como ele promete. Porque é assim que ele trata os amigos e colegas de trabalho – e eu duvido que seria diferente com a tal namorada.

    Enfim, achei muito ducaralho a entrevista que o Nilton Jr. fez com o moço e CHOREI RINDO com o vídeo. Os caras que criaram isso deveriam ser remunerados para ganhar a vida só fazendo esse tipo de coisa, sério mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Volta Graciani!
    nós acreditamos que ainda exista homens românticos como vc!
    #pracasar

    ResponderExcluir
  6. Nao deixe as solteiras perderem a fe no futuro!!!
    Mulher odeia homem canalha!!!

    Volta #pracasar!!!

    ResponderExcluir
  7. Graciani! não deixe as mulheres desacreditarem no amor!
    o site está no ar pra provar justamente o contrário!
    Vale a pena ir atrás de um amor!
    #pracasar #vemserfeliz

    ResponderExcluir
  8. Eu ainda acredito que existe homem assim no mundo. Espero do fundo do coração que a pureza do Graciani não se contamine por homens do mal....
    Força Graciani!
    #pracasar

    ResponderExcluir
  9. Não sigo o Graciani e nem leio o blog dele. Mesmo assim, já ouvi muito à respeito deste rapaz com a piscadela mais engraçada do Twitter.
    Em nome dos seus seguidores e dos que não o seguem, mas o conhecem "pelas mentions", EU APÓIO A CAMPANHA VOLTA #PRACASAR!

    ResponderExcluir
  10. Muito bommm ;))
    Parabéns aos envolvidos!!

    ResponderExcluir
  11. Coluna sempre muito boa!!!
    E estou chocada com a desilusão do Graciani. Como pode a campanha não ter dado certo hein?! Não se fazem mais mulheres como antigamente?
    Volta #pracasar Graciani!!!

    ResponderExcluir
  12. gislaine santos notargiacomo da silveira29 de julho de 2011 13:01

    Eu já encontrei minha alma gêmea, mas confesso que procurei bastante....então o que posso dizer é que mulheres gostam sim de homens sensíveis, maduros, fiéis, só não gostamos de homens grudentos demais e dos canalhas, claro!!!! então sugiro a continuar a tua busca, com certeza há muitas mulheres maravilhosas à procura da sua cara metade.

    Adorei o post...vou comentar aqui pra não acharem que não leio :)

    ResponderExcluir
  13. Ao Graciani: A naturalidade é a melhor forma de conquistar alguém. Não dá para forçar a barra, mas a campanha #pracasar tem que voltar.
    Ao Andreas: Muito legal teu depoimento. Mostra o quanto o Graciani é do bem.
    Ao Nilton: Tu chegou quase no limite do Bullying, mas não ultrapassou a linha.
    Ao Jossiano: Parabéns por mais um show de edição.

    ResponderExcluir
  14. Salve!

    Podia estar roubando ou matando, mas só queria deixar minha opinião também.

    Acho que o Graciani tem seguir o seu coração e voltar com a campanha. E que ele saiba que rola uma torcida para que a coisa toda dê certo.

    Prova disso foi toda essa mobilização sensacional das gurias que mandaram dezenas de fotos para esse momento ímpar. (Sério, mais uma vez, parabéns aos envolvidos.)

    :)

    ResponderExcluir
  15. ADOREEI!

    Volta Gracine!
    Volta #pracasar

    ResponderExcluir
  16. Como assim Graciane???
    Pense em todas as mulheres que ainda acreditavam nos homens... como elas ficarão sem vc ???? Modelo de homem perfeito...

    Volta Graciane....#pracasar

    ResponderExcluir
  17. Graciani...homem bom é feito para casar...não desiste, não deixe milhares de meninas achando que o mundo perdeu um grande homem e ganhou mais um cafão... o mundo tá cheio deles... tu não...tu é prá casar...

    ResponderExcluir
  18. Nilton... Graciani... Pra casar tem um monte! Quero ver o PRA SE COMPROMETER... O mundo deu uma baita virada, estamos na época da pegação... Conheço meninas com a metade da minha idade que já "pegaram" o dobro de caras que eu.
    Sério: sou totalmente a favor da volta da campanha #pracasar. Já disse há alguns dias pro Graciani que gostei do blog pela pureza das declarações e, confesso, decepcionou saber que ele desistiu. O que conforta é saber que a essência não muda e por isso tenho certeza que o Graciani só mudou o discurso, porque a vontade deve ser a mesma.

    ResponderExcluir
  19. Gzus, tô me interando da campanha só agora, mas quero dizer que apoio muitoo!! Volta #pracasar !!!
    E parabéns aos envolvidos, o post, vídeo, entrevista... Tudo está demais!!

    ResponderExcluir
  20. Preliminares:
    Jr- Bom texto, ótima idéia, excelente mobilização.
    Jô- Talento!
    Demais envolvidos- Valeu!

    Mérito:
    Graciani- Sempre vi o twitter como um playground, razão pela qual entendia a campanha como brincadeira. Com o testemunho do Andreas- a quem tenho em alta conta- visualizo quão sério isso poderia ser p ti. De um modo ou de outro - recreativa ou p valer- a campanha #pracasar tem que voltar. Fato!

    P.S. Essa música é irritantemente boa (p quem não curte pagode)...hehehehe.

    ResponderExcluir
  21. Bah escrevi o nome do Graciani todo errado.. Desculpaee!

    ResponderExcluir
  22. é isso aí mano bonzinho só se fode . é triste mas é a real

    ResponderExcluir
  23. Posted on This is getting a bit more suevtcbije, but I much prefer the Zune Marketplace. The interface is colorful, has more flair, and some cool features like Mixview' that let you quickly see related albums, songs, or other users related to what you're listening to. Clicking on one of those will center on that item, and another set of neighbors will come into view, allowing you to navigate around exploring by similar artists, songs, or users. Speaking of users, the Zune Social is also great fun, letting you find others with shared tastes and becoming friends with them. You then can listen to a playlist created based on an amalgamation of what all your friends are listening to, which is also enjoyable. Those concerned with privacy will be relieved to know you can prevent the public from seeing your personal listening habits if you so choose.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Sempre Noiva © Copyright 2012
Design por Delikka