Gente Miúda | Significa?

4 de out de 2011

às 12:05

Quando a gente fica grávida, o vocabulário aumenta junto com a barriga. Quando os bebês nascem, aumenta ainda mais.

Muita gente não sabe o que significa este ou aquele nome que nós, mães, dizemos durante uma conversa. Assim como um ou outro produto que compramos e falamos sobre ele na maior naturalidade.

Alguns nomes me vieram à cabeça, quem tiver alguma outra curiosidade, deixa um comentário aqui, que eu sempre respondo!

Vamos lá?

CUEIRO


 




O QUE É? É uma manta, geralmente de algodão ou flanela.

SERVE PARA... Enrolar o bebê no estilo charutinho, deixar o bebe enrolado, como se ainda estivesse no útero materno. É usado geralmente nos meses iniciais.

MIJÃO


O QUE É? Nada mais é do que a calça que o bebê usa.

SERVE PARA... Ah, não preciso explicar, né?!

MOISÉS



O QUE É? Uma espécie de bebê-conforto. A grande maioria é revestida por material impermeável/plastificada. Com alças.

SERVE PARA... Quando o bebê vai passar o a noite fora de casa, para dormir na sala. Hoje em dia não é muito usado, pois foi praticamente substituído pelos bebê-conforto.

BPA



O QUE É? É o Bisfenol. Um componente descoberto há pouco tempo, e que está  entre os materiais usados para fabricação de bicos (chupetas), mamadeiras e demais produtos plásticos. Hoje em dia, está proibida a venda de produtos que não tenham o símbolo do “BPA FREE”, mas ainda é fácil encontrar os que não possuem.

COLOSTRO

O QUE É? É o primeiro leite materno.

SERVE PARA... Esse leite é rico em gordura e essencial para os bebês. Esse leite começa muitas vezes a sair antes mesmo de os bebês nascerem. Após 1 semana, o leite em si, ‘desce’.

ZIGOZIDADE

O QUE É? A zigozidade é o que determina, no caso de gêmeos, se os fetos são dizigóticos ou monozigóticos. Sendo mais clara, se os fetos são uni ou bivitelinos.

UNIVITELINOS são os gêmeos que se desenvolvem em uma só placenta, são os gêmeos idênticos, acontece quando um óvulo é fecundado e divide-se em dois.

BIVITELINOS são os gêmeos que se desenvolvem em mais de uma placenta, onde a mulher produziu em um único ciclo, dois óvulos e ambos foram fecundados. (O MEU CASO)

FÓRCEPS



O QUE É? É um instrumento médico utilizado em alguns partos.

SERVE PARA... Auxiliar em partos onde não existe a contração necessária para o bebê nascer.

DILATAÇÃO

Esse tópico é para explicar uma pequena dúvida que durante a minha gravidez, muita gente me perguntou. Parece bobo, mas realmente muita gente não sabe. O que era a tal dilatação. O que, dilatava.

Gente, o que dilata, é o COLO DO ÚTERO, dentro do corpo, é o canal por onde o bebê vai conseguir sair do útero. Não, o que dilata não é ‘externo’.

Se vocês tiverem alguma outra duvida, deixem aqui gente! Isso foi o que me veio na cabeça em meio à rotina corrida aqui de casa e conversando com outras mamães.

Compartilhe: Tweet This ! Share On Facebook !
Curta:

0 comentários:


Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Sempre Noiva © Copyright 2012
Design por Delikka