Coluna da Gabi | O Segredo do Sucesso - A Lista Perfeita!

26 de fev de 2014

às 08:30

Hoje é um dia verdadeiramente especial pra mim!!!
Dia 26 de fevereiro de 2014 estréia aqui no blog a coluna da wedding planner Gabriela Scheider.
A Gabi além de parceira do blog é minha amiga pessoal. Daquelas que posso lamentar todos meus problemas e compartilhar todas alegrias.
E sabem qual motivo desse dia ser muito especial? Pois foi como leitora do Sempre Noiva que conheci ela, e isso é muito gratificante pra mim. De uma Sempre Noiva - Noiva ela passou para uma Sempre Noiva - Wedding Planner, e eu super me orgulho de ter incentivado esse passo na vida dela.
É com ela que tiro minhas dúvidas técnicas sobre casamentos, e é nela que confio cegamente.
Por isso convidei ela para ser a pessoa que vai escrever aqui no blog sobre essas dúvidas que os noivos costumam ter, e que podem ser resolvidas com orientação correta.

O primeiro assunto? A temida e conturbada lista de convidados!!!!

Com vocês, a coluna da Gabi Schneider:




Quanta emoção participar deste blog que tanto gosto, e como colunista! A Joanna é uma espécie de madrinha para mim como wedding planner, eu fui e sempre serei uma SempreNoiva, e agora estar aqui para compartilhar o que sei, acredito e amo é uma grande honra. A Jo nos presenteia diariamente com inspirações sensacionais e casamentos reais lindos, ela me convidou para escrever para vocês sobre aqueles aspectos mais 'técnicos' que envolvem a preparação e produção de um casamento.

Toda noiva ao embarcar na deliciosa aventura de planejar um casamento descobre um novo universo, são muitas as singularidades que a maioria das mulheres nem sonham existir, ou serem importantes, até se tornarem noivas. Alguns detalhes que não parecem ser assim tão importantes, são fundamentais para que a experiência como um todo do casamento seja maravilhosa, uma parte fundamental é a definição da lista de convidados!



Em todo site, blog de casamento a noiva verá como um dos primeiros passos a confecção da lista de convidados. Os argumentos gerais da sua importância até as convencem mas, creio eu, todos os desdobramentos possíveis em função da lista não são de conhecimento das noivas, por isso, muitas delas não a fazem de forma completa, lúcida e definitiva como deveriam. Por tudo isso decidi começar conversando com vocês sobre a temida lista de convidados!
A maioria das noivas sabem que muitos orçamentos dependerão do número de convidados, que devem construir uma lista antes de contratar os fornecedores. Eu acredito que aí mora o começo do problema, muitas noivas optam por se enganar diminuindo o número final da sua lista para que os orçamentos assustem menos, mas não há mágica, quando o número real surgir, virão os novos valores também. Neste processo de se enganar muitas noivas caem na velha armadilha de estimar quantos convidados irão ao casamento, este é um enorme engano.



Os noivos devem fazer uma lista, chegar em um número, e escolher o local do evento pensando em TODOS os convidados! Trabalhamos hoje com a premissa que cada casamento é único, que deve refletir a personalidade e os sonhos de cada casal, tendo isso como baluarte não lhes parece estranho confiar em contas pré-definidas de quantos convidados irão ou não irão ao casamento? Tenho calafrios quando leio que tantos porcento é a ausência média de convidados, não temos como prever isso, não temos mesmo e ponto! Não adianta ir analisando cada pessoa da lista e ir pensando se irá ou não irá. Não caiam nesta armadilha que trará problemas na certa!! Espaço a gente preenche, mas não cria! 

Sim, alguns convidados não poderão estar presentes no seu grande dia, faça uma lista em que infelizmente alguns não poderão estar presentes, não se coloquem em uma situação que depois vocês terão que ficar torcendo para que alguns não compareçam, é criar um problemão totalmente desnecessário. Estes convidados que não irão, se durante as confirmações descobrirmos que são muitos, mas muitos mesmo, iremos adaptar o projeto e layout para preencher mais o espaço ( foco no mantra que espaço a gente preenche mas não cria!). Caso aconteça, como na grande maioria dos casamentos, de apenas alguns convidados não confirmarem, esta será a nossa margem de espaço e lugares para todos aqueles pequenos imprevistos que sempre acontecem. Precisamos de lugares vazios, para que possamos contornar presenças não esperadas, seja de acompanhantes não previstos, seja de convidados que não confirmaram mas acabam conseguindo comparecer, seja de convidados que decidem não respeitar os seus devidos lugares.



Além disso tudo, vocês precisarão fazer a lista muitos meses antes do casamento, para que criemos o conceito e o layout do casamento precisaremos saber o número exato de convidados, mentir para sim mesma e para sua wedding planner fará com que todo o trabalho subsequente seja jogado fora, o segredo do sucesso é fazer uma lista real, decidir quais serão os convidados, chegar a um número definitivo e saber que a partir dali se alguém entrar, alguém terá que sair da lista.
Com a lista em mãos, o número final estabelecido de forma irrevogável o casal poderá de fato estabelecer as prioridades do casamento, sabendo realmente o custo de cada coisa. Com a lista real em mãos poderemos criar um layout não apenas lindo, mas que funcione e proporcione conforto para todos. O número de convidados não apenas define quantas mesas e cadeiras teremos, define por exemplo o tamanho da mesa de doces, o espaço que precisaremos em torno do buffet, o tamanho da pista, e mil outras características fundamentais para que o casamento transcorra lindamente e que todos nem percebam que cada detalhe foi pensado para que a festa fosse perfeita.

A segunda parte da lista, é completá-la. Vocês precisarão dos nomes completos de cada convidado, além de telefones e emails de contato. Usem estes meses que antecedem o casamento para preencherem suas planilhas. As confirmações são fundamentais para todo casamento, se em um pequeno jantar em casa é fundamental sabermos se teremos quatro ou seis convidados imaginem em um casamento! Para que as confirmações ocorram de maneira eficiente, precisamos dos telefones e emails de todos os convidados, e deixar para descobrir isso em pouco tempo é provocar uma super dor de cabeça no processo. 
Os nomes completíssimos são fundamentais pois, as pessoas em geral se apresentam para uma estranha com o seu nome, não apelido e não dizendo ‘sou esposa do Francisco’. Caso se apresentem assim não há o menor constrangimento em perguntar o nome do convidado. No sentido inverso, a pessoa falar o seu nome e a recepcionista perguntar com quem o convidado é casado, ou o se tem um apelido é muito inconveniente. 
Existe ainda a questão de pessoas com mais de um sobrenome escolherem apenas um para se identificarem, se na lista os nomes estiverem completíssimos iremos identificar apenas com um sobrenome, agora se a lista estiver apenas com uma parte dos nomes, pode acontecer de estar justamente com o sobrenome que o convidado escolheu não citar.
Uma recepção rápida e eficiente não é notada pelos convidados, mas quando ela não o é o convidado não esquece e já tem uma primeira impressão negativa.
É maravilhoso preparar um casamento, eu acredito sobretudo, que o ser noiva precisa obrigatoriamente ser um prazer, do contrário não vale a pena preparar com tantos meses, com tanto cuidado uma festa. São muitos os detalhes deliciosos para pensar, pesquisar e planejar. Alguns deles são mais técnicos, mas estando os noivos bem orientados, também estes serão tranquilos.

Compartilhe: Tweet This ! Share On Facebook !
Curta:

1 comentários:

  1. Orgulho das sempre noivas com projetos cada vez mais interessantes! Parabéns Jô e Gabi, e sucesso sempre!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Sempre Noiva © Copyright 2012
Design por Delikka