O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano.
Em 2015, para o Brasil, são esperados 57.120 casos novos de câncer de mama. Esse tipo de câncer é o mais frequente nas mulheres das regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Nordeste. Na região Norte, é o segundo mais incidente.
A prevenção, por mais que seja divulgada, ainda não é levada tão a sério pelas mulheres. (Me incluo naquelas que visitavam pouco o ginecologista)
Ano passado eu recebo uma mensagem por whats App: " Gurias tenho uma noticia pra contar, fiz uns exames, descobri alterações e estou voltando pra Porto Alegre pois estou com câncer de mama, isso mesmo. Inacreditável mas é verdade"
Eu estava na rua quando li a mensagem da minha amiga, que na época morava em outro em Estado a trabalho. Entrei em choque. Tremia, não raciocinava.
"Como assim a minha amiga Bruna? Como está acontecendo com ela? Ela tem a minha idade! Não pode ser. É a minha amiga Bruna!!!"
Mas era. E se isso foi um soco de realidade na minha cara, pra Bruna foi o motivo para lutar pela vida.
Ela lutou! Tratou e curou! E ainda fez um grupo para o qual mandava cada informação dos seus procedimentos. Cada enjoo de químio, cada queda de cabelo, cada exame de sangue que melhorava.
Não conheço ninguém que lutaria como ela.
Hoje a Bruna está curada e já corre até maratona!
Mas qual o motivo de eu contar isso pra vocês?
A Bruna fazia exames frequentes. Ela descobriu a tempo e foi uma guerreira! Um exemplo!
E é de exemplos que precisamos!
Pensando nisso, um grupo de cerimonialista do Rio Grande do Sul criou a campanha:
"Pare, cuide-se, ame-se . Abrace flores, abrace a causa"
Elas foram fotografadas pela Simone Di Domenico para alertar e apoiar mulheres que passaram pela doença e estimular a prevenção.
Essa campanha virou uma exposição que pode ser conferida do dia 23 de Outubro até 2 de novembro no Bourbon Ipiranga.
Apoie o Outubro Rosa! Previna-se!
0 comentários:
Postar um comentário