Identidade Visual do Evento

17 de fev de 2016

às 08:00

Vamos dar continuidade ao processo de criação da Festa da De?
Hoje ela vem falar sobre a criação de Identidade Visual!

Eu brinco que sou a "louca da ID"! Acho de MUITA importância em um evento, por menor que seja.
Ela da uma "cara" pra comemoração, e prepara os convidados para o que irão encontrar no dia.
Vamos ver o exemplo da Denise e conferir as dicas super importantes de como preparar a sua ID também:


IVE = Identidade Visual do Evento / Save / Convites / Impressos
#festa50De – capítulo 4






Definido que haveria a festa, a data escolhida, salão agendado, lista de convidados em andamento (este é um item muito difícil de resolver, dos 500 possíveis convidados, preciso deixar em 300, que á a capacidade do salão e a quantidade que cabe no meu valor de investimento no evento, para fazer a festa como idealizei), temáticas escolhidas, estava na hora de pensar no IVE, e você sabe o que é IVE = Identidade Visual do Evento?

IVE = IDENTIDADE VISUAL DE EVENTOS
Você lembra do tempo do monogramas? Pois bem, ficaram esquecidos por algum tempo, virou demodê, víamos apenas em filmes de época. E agora? Agora é moda, voltaram com força total, mas repaginados e com novas funções e vários estilos.
Hoje usamos a criação de um ‘logotipo exclusivo’ para a papelaria e demais impressos de um evento. E isso agora tem um nome, Identidade Visual de Eventos ou IVE, há empresas especializadas na criação do ‘desenho’ que irá identificar e marcar a festa/evento.

DICAS PARA A ESCOLHA DA IVE IDEAL

1 - primeiro defina o estilo da festa/evento

2 - selecione a paleta de cores da decoração, a IVE será um dos itens que devem fazer composição com o restante. De preferência para as cores mais escuras, para o desenho ter destaque sobre aplicação de peças claras, tais como convites e demais papelarias

3 - procure para a criação fornecedor idôneo e que tenha portfólio para lhe mostrar, como todos os demais serviços do seu evento. Com certeza a sua/seu organizador terá uma boa indicação

4 -  busque na internet modelos que lhe agradem para servir de base e inspiração para a criação da sua IVE, e mostre para a pessoa contratada, para que ela tenha um direcionamento na criação, e possa agilizar o processo

5 - você deve definir se prefere inicias ou o nome completo de ambos, mas lembre-se que se o nome for grande ou composto, melhor será optar pelas iniciais
6 - antes da definição do logo, pense nas peças em que ele será aplicado, para ver a proporção de tamanho

7 - pense na forma que mais vai lhe agradar, quadrado, retangular, esférico, retilíneo (estilo assinatura)

8 – escolha algo atemporal, já pensando que poderá ser usado após o evento, em aplicação de outras peças, tais como toalhas, lençóis, guardanapos, louça, cartões de agradecimento, etiquetas de presente, entre outras

9 – o desenho deve ser legível e de fácil ‘leitura’/entendimento

10 – cuidar com o tamanho e espessura dos traços, evitar muitos e pequenos detalhes, assim como muitas cores e formas juntas, pois isso pode encarecer as impressões, e dificultar algumas, tais como bordados ou serigrafia, podendo tornar inclusive peças sem vantagem de aplicação em função de alto custo

11 – símbolos e desenhos podem ser inseridos no contexto, desde que tenham sentido ou significado para o cliente, tais como símbolo do infinito, flores, arabescos, formas estilizadas. Não use nada apenas por modismo, só insira o que contar a sua história

12 – cuidado com o excesso de peças aplicadas, para evitar poluição visual, e gastos desnecessários

13– escolha algumas das peças que podem ser aplicados o logo, tais como; Save The Date, convites de padrinhos, convites, numeração de mesa, cardápios, roupão, camisetas, lembrancinhas, chinelos, kit lavabo, pista de dança, plaquinhas divertidas, tags diversos, iluminação, moldura de foto lembrança, capa de álbum de fotos, placas de sinalização, entre outros

Acredito que seguindo estas dicas você terá um lindo ‘logo’ para ajudar a contar a história do seu evento e padronizar os impressos de forma atual e adequada. Mostrando para seus convidados a atenção a carinho que você dedicou na elaboração da sua festa.

E para a tarefa de desenvolver a IVE da minha festa de 50 anos chamei a Laura Macedo e a Vitória Guerra, que já têm em seus currículos muitas outras IVEs desenvolvidas para festas de meus clientes.
Meu pedido para as meninas, nada simples, uma vez que seriam 4 logos para me representar
- 1 com a cara dos anos 60, estilo Hippie Chique
- 1 com referência aos anos 80, era disco
-  1 com a minha assinatura em dourado, com toque de glamour
- 1 que identificasse a ‘minha colcha de retalhos’ (vou contar para vocês em outro capítulo os tantos significados de retalhos e mosaicos em minha vida)

Marcamos um papo para eu contar do meu sonho e mostrar algumas fotos de referência.  No primeiro momento as meninas se assustaram com o meu desejo de quatro logos e tantas referências que selecionei, mas entenderam que seriam necessários para o contexto da festa, já que estariam ali contando a minha vida. Como elas já me conheciam, foi mais fácil desenvolver a criação, mas é lógico que houve ajustes durante o processo, adequação de cores, fontes, e alguns outros detalhes.
Aqui o resultado:


Aprovadas as artes, demos início a escolhas das peças que seriam usadas, a primeira necessidade seria o Save The Date, e idealizamos a caixinha de Tic Tac, pois me identifica, sempre carrego na bolsa, usamos o logo dos anos 80, aproveitando para avisar que a festa seria muito dançante.Observem nas fotos a aplicação dos 4 diferentes logos:











Perdeu os capítulos anteriores da criação dessa super festa? Então confere aqui:


1-  Contratar ou não serviço de filmagem
2- Criando uma festa
3- Ambientação e decoração






Compartilhe: Tweet This ! Share On Facebook !
Curta:

0 comentários:


Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Sempre Noiva © Copyright 2012
Design por Delikka