Tensão Pré-Nupcial

10 de mai de 2016

às 14:00

Você já ouviu falar de Tensão Pré-Nupcial? Ela existe e é séria!
Conheço noivas que surtaram, que o corpo não aguentou o stress e travou! Travou coluna, deu reações cutâneas e emocionais fortes.
E isso tudo só piora a tensão! Vira uma bola de neve!
Quanto mais o corpo sente, mais nervosa a noiva fica, mais a família toda sofre junto.
Por isso pedi pra Cristiane Rodrigues, psicóloga, pra falar mais sobre o assunto:

   
 Sofrendo de TPN?

            Qualquer noiva que se preze vai entender, se identificar e até comentar sobre o tema com exímia propriedade. Afinal, que noiva não passa a maior parte do seu dia pesquisando, planejando, negociando, organizando e, principalmente, se estressando, para fazer com que o dia do seu casamento seja o mais perfeito, lindo e inesquecível do planeta?

            A Tensão Pré-Nupcial começa a partir do momento em que o pedido de casamento é concretizado pelo noivo. O cérebro da noiva automaticamente já entra em ação, resgatando seus sonhos de criança, selecionando tendências e estilos que acompanhou no casamento daquela superamiga que casou faz um mês, e visualizando mentalmente o seu grande dia.

Cada dia, novas ideias brotam em suas mentes. E junto delas, são noites e mais noites em claro, além de um corre-corre cotidiano, atrás de fornecedores que possam atender seus apelos e necessidades, para dar conta de prazos e de cada detalhe que imaginaram.

É uma busca incansável pelo vestido, sapato, buquê, convites, igreja, salão, buffet, escolha de padrinhos, lista de convidados, viagem de lua-de-mel... enfim, a lista é imensa, entre as muitas preocupações que dominam a cabeça de uma noiva.

Só elas entendem a importância do esmalte, da maquiagem e dos acessórios que irão usar. Só elas sabem o significado da escolha do repertório musical, não apenas para a cerimônia, mas também no decorrer da festa. Só elas podem compreender o valor de ter 10 casais de padrinhos ou do seu buquê ter girassóis em vez de rosas vermelhas.

Enfim, são esses detalhes que precedem o casamento, e que até parecem pequeno para quem está de fora, que fazem TODA a diferença para uma noiva, pois é através deles que cada uma delas vai dando forma ao seu sonho e deixando o grande dia com a cara do casal.

 Vida de noiva não é fácil! Com tantas preocupações, escolhas e decisões a serem tomadas, elas acabam sofrendo fortes consequências emocionais e físicas, até que tudo esteja preparado, conforme planejou.

O corpo somatiza, a insônia aparece, o estômago embrulha, a ansiedade toma conta, o ponteiro da balança dispara e os momentos de estresse, dúvidas e inseguranças começam a surgir. Desesperadamente, elas precisam fazer tudo funcionar, dar certo, dentro do prazo previsto e de um custo estimado, é obvio! Afinal, é o dia do SEU casamento. Aquele momento único, pelo qual esperou a vida inteira.

Casamento é um ritual de passagem, carregado de significados, de sonhos, de planos e, talvez, até de expectativas. Não há como negar que todas essas escolhas movimentam e mudam completamente a rotina psíquica e comportamental, não apenas das noivas (apesar de serem elas quem mais sofrem com a TPN), mas também dos noivos, das famílias e de todos os envolvidos nesse processo.

Por fim, muito é possível se pensar sobre as tensões pré-nupciais, causadas a cada escolha e decisão que precede o casamento e de o quanto essas repercutem no relacionamento dos noivos ou do próprio casal com suas famílias.

Nesse sentido, a ajuda especializada de um terapeuta pode tornar esse momento tão importante da vida dos noivos, menos estressante e mais feliz.  Esse trabalho poderá auxiliar a identificar, compreender e lidar melhor as emoções, desencadeadas pela ansiedade e estresse das escolhas, contribuindo para uma maneira saudável e positiva de viver e enfrentar os preparativos do seu casamento.

Não deixe que a TPN tome conta desse momento que é tão especial e significativo para vocês.



Cristiane Rodrigues de Rodrigues

Psicóloga - CRP 07/24436

Compartilhe: Tweet This ! Share On Facebook !
Curta:

0 comentários:


Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Sempre Noiva © Copyright 2012
Design por Delikka