O Butiá: o paraíso em Itapuã

21 de ago de 2017

às 07:00




Sonha em casar ao ar livre, em um local com uma proposta única que une beleza e sustentabilidade?
Então vem conhecer O Butiá, o novo parceiro do blog!


 

 Foto: Fernando Augusto

O Butiá é o lugar ideal para sair da rotina, fugir do caos da cidade grande e passar um dia inteiro respirando ar puro. Já imaginou, então, realizar o casamento dos sonhos em meio ao paraíso de Itapuã? A fazenda fica localizada às margens do Guaíba, na zona sul de Porto Alegre, e foi toda reinventada para receber o público. Com 200 hectares, o espaço abre aos finais de semana e feriados, sempre mediante reserva de algum dos serviços: almoço, piquenique, hambúrguer, passeio de barco e trilhas ou especialmente para eventos.




          A beleza do pôr do sol, a pequena e charmosa praia, a vista panorâmica para o Guaíba, a mata nativa intocada e a gastronomia diferenciada são alguns dos elementos que transformam O Butiá em um local único, a menos de uma hora do centro da capital. De acordo com o proprietário do local, a gastronomia é o centro da experiência: “queremos que as pessoas se reconectem ao Guaíba e à natureza da região metropolitana de Porto Alegre. Funcionando desde maio de 2013, o Butiá é um projeto inovador, pioneiro na região.”

 Foto: Franco Rossi

      O Butiá oferece espaço para receber festas em meio a natureza: desde um jantar intimista até um grande evento, como casamentos, encontros coorporativos, aniversários e, até mesmo, despedidas de solteiro. Além da localização natural privilegiada no topo de uma colina, há dois salões que podem ser integrados em um único ambiente. Um set de banheiros, um deles acessível para cadeirantes, cozinha industrial e deck panorâmico completam a estrutura. Ao todo, o espaço pode receber cerca de trezentas pessoas sentadas com a estrutura disponível, mas este número pode aumentar com a utilização de toldos. O grande protagonista dos eventos é sempre o pôr do sol, que pode ser contemplado de qualquer lugar.


Conversei com o Henrique Möller, proprietário do local, sobre informações bem importantes sobre realização de eventos por la:

Quanto custa casar no Butiá?
Há dois valores complementares: um de locação da fazenda, que garante a exclusividade no dia do casamento, e outro referente à alimentação e bebidas. O Butiá oferece descontos progressivos de acordo com o horário de encerramento da festa e época do ano.
Como é o menu?
A proposta gastronômica é diferenciada, com o intuito de utilizar o maior número possível de produtos locais e/ou orgânicos. Os menus são personalizados, o que significa que o contratante pode participar ativamente da escolha dos insumos e do tipo de comida, em vez de simplesmente escolher opções de uma lista fixa.
A parte de alimentação e bebidas inclui também os serviços de garçons e limpeza por um período de cinco horas. O Butiá fornece tudo o que é preciso para realizar o seu casamento, e isso inclui a gastronomia e o serviço.
O que está incluído no valor de locação?
A exclusividade da fazenda no dia do evento e toda sua estrutura física: banheiros, salões e decks — além, é claro, de nossa pequena praia. A locação também inclui mobilário para até 120 pessoas: mesas, cadeiras e bancos estofados, toalhas, copos, taças, talheres, pratos, guardanapos. 





O que não está incluído no valor do local e restaurante?
Serviços de segurança, recepção, manobrista ou orientador de estacionamento, chapelaria, cerimonial, decoração, geradores, iluminação, sonorização e a famosa taxa de ECAD (que se refere ao direitos autorais das músicas tocadas). Entretanto, O Butiá possui profissionais parceiros que podem ser indicados ao contratante.

Há um lugar diferenciado para a cerimônia?
Sim. Além dos cinco decks panorâmicos espalhados pela área principal da propriedade, tem também a praia ou o próprio jardim.
Um dos decks foi construído pensando em casamentos: sob a sombra de uma figueira, pode-se
ver o rio de um lado e o campo e as montanhas de outro.

 Foto: Alessandra Pinho

Como posso degustar a comida do Butiá?
Para conhecer o local e a gastronomia, é uma boa ideia fazer uma visita em um sábado ou domingo em que esteja aberto ao público. Além disso, sempre é oferecido uma degustação dos pratos contratados, para eventuais ajustes antes do evento.

Como é a proposta gastronômica do Butiá?
Essencialmente local. Isto significa que procura-se utilizar o maior número possível de insumos da região, preferencialmente orgânicos. Com isso, é estimulada que a cadeia produtiva do entorno se fortaleça ao mesmo tempo em que se fomenta a geração de renda na comunidade. O casamento acaba contribuindo para o crescimento da região — além, é claro, de poder ter a certeza de que os alimentos são todos frescos e da estação.


 Foto: William Nihunes

O que o Butiá tem a ver com sustentabilidade?
O negócio foi construído com esta palavra em mente. “Nós não só reaproveitamos a água da chuva, reciclamos nosso lixo e tratamos o nosso esgoto de forma ecológica: a gente também pensa no entorno e na comunidade, gerando empregos, fomentando o ecoturismo e criando novas perspectivas, principalmente para os mais jovens. Sem esquecer que estamos no entorno de uma área de conservação ambiental, o Parque Estadual de Itapuã, o que por si só já faz do Butiá uma área de conservação permanente. Basta dar uma caminhada pelos nossos mais de oitenta hectares de mata nativa conservada para constatar o quanto prezamos a natureza”, afirma Henrique Möller.

 Fiquem com mais umas imagens desse lugar incrível:









 Fotos: Renan Radici







Quer saber mais sobre O Butiá e agendar uma visita ao local?
Acesse o site https://www.obutia.com/casamentos/

Compartilhe: Tweet This ! Share On Facebook !
Curta:

0 comentários:


Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Sempre Noiva © Copyright 2012
Design por Delikka